MALHANDO JUDAS

Durante uma ministração perguntei à igreja: “Quem foi Judas Iscariotes?”, com euforia e até mesmo uma expressão de revolta o povo respondeu: “O traidor!”. Insisti perguntando mais duas ou três vezes, e a cada pergunta o tom de voz aumentava e a palavra que derramava dos lábios da igreja era: “TRAIDOR, TRAIDOR e TRAIDOR”.


Bom, já que estamos chegando na época de páscoa e se fala tanto em “MALHAR JUDAS”, gostaria de falar um pouco sobre o personagem Judas Iscariotes. Vejam, não sou advogado do Diabo e nem apoio o pecado de Judas, todavia gostaria que voltássemos a atenção às Escrituras Sagrada, pois o povo peca por falta de conhecimento. Malhamos o Judas sem olharmos nossas atitudes.


Pergunto: Quem foi Judas Iscariotes?


Segundo o site de pesquisas Wikkipédia, Judas Iscariotes (em hebraico יהודה איש־קריות, Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblico Iouda Iskariôth - Mc 3, 19; 14, 10; Lc 6; 16 - ou Iouda Iskariotes - Mt 10, 4; Lc 22, 3; Jo 12, 4) foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os Evangelhos, veio a ser o traidor que entregou Jesus Cristo aos seus capturadores por 30 moedas de prata. Era filho de Simão de Queriote (Jo 6, 71; 13, 26). Judas, em grego Ioudas, é uma helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado").
São várias as explicações etimológicas que, ao longo dos tempos, foram surgindo para o nome "Iscariotes". Alguns vêem nesta designação uma conotação política, ligando-o ao grupo dos sicários, uma ramificação do grupo dos zelotes que perpetrava violentos ataques - geralmente com punhais, e daí o seu nome latino de sicarii - contra as forças romanas na Palestina. Por isso, se argumenta que Judas Iscariotes, alegadamente, teria sido um membro deste grupo e que o seu nome seria a transliteração de homem do punhal, em hebraico ish sicari. Outros derivam o seu nome do aramaico saqar, palavra que significava alguém "mentiroso", que é "falso".
Contudo, o mais provável, é que Iscariotes fosse usado como apelido, em hebraico ish Qeryoth, que significa homem de Queriote. (João 6:71; 13:26) Também, podia ser designado filho/descendente/natural de Queriote. Queriote - de acordo com a interpretação inicialmente veiculada por São Jerónimo - seria o nome simplificado da aldeia, ou mais provavelmente um conjunto de aldeias, de Queriote-Ezron (Josué 15:21) - nome que significa "cidades de Ezron" - localizada na província romana da Judeia (no território da Tribo de Judá) e que é comummente identificada com a moderna Qirbet el-Qaryatein, situada a cerca de 20 km a Sul de Hébron.


Atendo-se ao que diz o nome Iscariotes estar ligado a cidade de origem de Judas, podemos tirar algumas conclusões diferentes das que já vimos até então.
Judas, como todos nós, tinha um sonho e esse sonho era ser liberto do regime romano. Sendo uma pessoa de grande conhecimento e muito inteligente quando ouviu falar que Jesus de Nazaré era o libertador, não pensou duas vezes e concluiu que Jesus iria derrotar Roma e reinaria um reinado terreno com os judeus. Judas não tinha o entendimento que a libertação era espiritual e desde que foi chamado para seguir Jesus passou a acreditar que em breve seu sonho se realizaria, pois estava ao lado do homem que tinha o poder de fazer isso.


Mas um dia na casa de Lázaro o sonho de Judas Iscariotes foi ao chão. A história esta registrada em no evangelho de Marcos 14: 03 – 11. Jesus foi surpreendido por Maria que pegou um vaso de alabastro e derramou sobre seus pés. Algumas pessoas ficaram zangadas com a cena e sugeriam que aquele perfume poderia ser vendido e dado dinheiro aos pobres, e Jesus diz que os pobres estariam toda vida ao redor para serem ajudados, no entanto aquela mulher esta ungindo seu corpo para sua morte. Foi aí que Judas ligou suas antenas e concluiu: “Se Ele vai morrer quer dizer que não teremos um libertador para guerrear por nós, então pra que estou seguindo-O?” Então foi aí que Judas maquinou a idéia de trair Jesus.
Muitas pessoas dizem errôneamente, que foi depois da ceia em que Jesus falou que um deles o trairia que Judas procurou uma ocasião para liquidar o Mestre. Mas minha Bíblia em Marcos 14: 03 – 09 fala do Jantar em Betânia (situação em que aconteceu a cena do perfume e Jesus anuncia sua morte), em seguida versos 10 e 11 fala que Judas trai Jesus (cena em que Judas vai conversar com os maiorais) e somente do verso 12 em diante é que se comenta a cena da Páscoa e então a hora em que Cristo fala do traidor, mas nessa hora o esquema já estava arquitetado.


O que eu quero dizer com isso é que só quando Judas tem seu sonho frustrado ele maquina de trair Jesus.


Sabe o que isso me lembra? Lembra-me que existem pessoas que quando não recebem as coisas da forma que querem, “chuta o balde” e diz: “SE JESUS NÃO PODE ME DAR AQUILO QUE EU QUERO DO JEITO QUE EU QUERO E NO TEMPO QUE EU QUERO, PRA QUE QUE ESTOU SEGUINDO ELE? NÃO VOU MAIS A IGREJA, NÃO VOU CANTAR MAIS, NÃO VOU MAIS ÀS CÉLULAS, NÃO VOU MAIS NO CULTO DA QUARTA-FEIRA...”.
Assim como Judas, até receberam o que queriam, mas não conseguem enxergar da forma que precisavam.
Não seria isso uma TRAIÇÃO, afinal quando levantamos nossas mãos pra confessar Jesus prometemos fidelidade, e quando não cumprimos aquilo que prometemos estamos traindo?


Agora pergunto novamente: “QUEM FOI JUDAS ISCARIOTES”?
Tem coragem de responder?


Pense nisto antes de “MALHAR JUDAS”.


Deus te abençoe

Um comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS ,MEU IRMÃO.GOSTEI MUITO DO COMENTÁRIO.TAMBÉM CREIO QUE JUDAS ANDAVA COM JESUS,COMIA COM ELE,VIA O QUE ELE FAZIA E ENSINAVA,MAS NÃO SE CONVERTIA.TINHA JESUS APENAS COMO UM SALVADOR POLÍTICO E NÃO COMO SENHOR DE SUA VIDA,PORQUE SE ASSIM O TIVESSE,SERIA UM SERVO FIEL E MESMO DIANTE DO FRACASSO TERIA A CORAGEM DE RECONHECER QUE JESUS TINHA O TODO PODER PARA LHE PERDOAR,COMO FEZ COM PEDRO.ELE VIA A JESUS APENAS NA DIMENSÃO TERRENA E FOI POR ISSO,TAMBÉM,QUE NÃO ACEITOU AQUELA ADORAÇÃO ATRIBUÍDA PELA IRMÃ DE LÁZARO,MAS JESUS DEU TESTEMUNHO DAQUELE ATO TÃO SUBLIME MOSTRANDO QUE ELA FEZ COM JÚBILO,COM ALEGRIA,COM GRATIDÃO,COMO QUE PRESSENTINDO A TAMANHA DIMENSÃO DO SEU MINISTÉRIO,NUMA VISÃO COMPLETAMENTE ESPIRITUAL,MAS AQUELAS PESSOAS ESTAVAM NA DIMENSÃO CARNAL E JUDAS FOI INFLUENCIADO POR AQUELE FERMENTO DO MAL E NA SUA VISÃO LIMITADA NÃO PÔDE COMPREENDER QUE JESUS É ILIMITADO!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário