Santidade Radical

Recentemente estive no Revisão de Vida que foi um retiro espiritual de minha igreja. Em uma das palestras, o Pr. Marcelo (IETA Osasco) falou sobre vivermos em uma "Santidade Radical" e é sobre o tema que hoje quero escrever.

Em I Pedro 1:15 diz:
"Mas agora, sejam santos em tudo quanto fizerem, tal como é santo o Senhor, que os convidou para serem seus filhos." - BV* - grifo meu

Quando lemos isso não parece loucura? Como ser santo em tudo? Isso não soa radical?

NÃO! Isso é RADICAL!

O dicionário HOUAISS em uma de suas definições para "santo" diz: "aquele que vive conforme a lei de Deus e a moral religiosa" e "pessoa de conduta exemplar, irrepreensível".

O termo hebraico para santo provavelmente partiu de um conceito primitivo de separação ou remoção do sagrado do profano. Deus tomou a palavra e usou-a para descrever muitas coisas e atividades separadas para adoração. O termo para santo é encontrado predominantemente em sentido religioso e usualmente contém um significado fundamental de "separado", ou "fora" do uso comum.

Ser santo é ser FORA DO COMUM!

Pense que monotonia seria ser todos iguais?

Deus quer você fora do comum.

Agora radical, HOUAISS define:
  1. relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original;
  2. caracterizado por um sensível afastamento do que é tradicional ou usual; extremado;
  3. que exige destreza, perícia e/ou coragem.
Santidade radical diz respeito a ser separado como nossa raiz ou ao nosso original. Qual é nossa origem? Somos imagem e semelhança de Deus.

Santidade radical fala de sermos afastado do que é tradicional ou usual. Num mundo tão perverso o adultério, a pornografia e o divórcio é comum às pessoas. A TV mostra isso.

Santidade radical exige destreza. Exige coragem. Coragem de assumir uma postura de quem quer ser fora do comum não importando com o que vão dizer ou pensar de você!

I Coríntios 9:24-27 diz:

"Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado." - NVI**

Os atletas fazem dietas rigorosas para que seu corpo esteja dentro dos padrões que ele precisa para que sua atividade física ocorra perfeitamente.

Nós precisamos nos abster do que é profano.
Não só no geral.
É nos detalhes.

Se for ser santo, que seja RADICAL!

Em Cristo Jesus.


* Bíblia Viva
**Nova Versão Internacional

2 comentários:

  1. Santidade Radical é você viver intensamente ligado nas coisas de Cristo é fazer com que você viva uma Santidade nos minimos detalhes! Vamos viver essa SANTIDADE RADICAL.!

    Refletir!!
    Filipenses 2:3

    Deus abençoe a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que santidade radical é ser santo assim com Jesus foi.
    è dificil ser como Jesus, ou ate mesmo impossivel, mas temos que chegar o mais próximo possivel
    Deus abençoe a todos, e sabado contamos com sua presença no culto renovação jovens IETA santa candida, voçê é nosso convidado

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário