Trono versus Altar


"Se alguém deseja ser líder na igreja, ótimo! Mas há algumas condições: deve ser alguém
de boa reputação, fiel à esposa, de fácil relacionamento e hospitaleiro. *Deve entender do que fala, não ser muito chegado em vinho e não ser controlador, mas gentil. Não deve ser sensível demais a críticas nem movido pela ganância. Deve administrar bem seus
negócios, ser atencioso para com os filhos e respeitado por eles. Pois, se alguém não é
capaz de lidar com os próprios negócios, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não deve ser novato na fé, para que aposição não suba à cabeça e, assim, não caia na armadilha do Diabo.

O mesmo vale para os que querem servir em outra funções na igreja: cristãos sérios, sem
falsidade e não muito chegados em vinho. E que não estejam no ministério pensando em
ganho pessoal. Devem ter respeito pelo mistério da fé, não usando a posição em proveito próprio. Eles devem ser testados. Se mostrarem que são capazes, que assumam sua função.
Nenhuma exceção deve ser feita às mulheres. Para elas, as mesmas qualificações: sérias e confiáveis; não devem ser faladeiras nem muito chegadas em vinho. Quem serve na igreja deve ter compromisso com o cônjuge, ser atencioso com os filhos e cuidadoso nos negócios. Os que cumprem devidamente o papel de servo serão respeitados, um crédito verdadeiro para a fé em Jesus."

1 Timóteo 3.1-13 (Ver. The Message de Eugene H. Peterson - Ed. Vida)

Não sou papai noel mas digo "hou, hou, hou..."
Liderar tomou a conotação de chefiar.
Os líderes (e aqui falo de liderança em geral, incluindo pastores, bispos, apóstolos, cardeais, padres e clero em geral) quando perdem o foco do que é liderar passam a exercer a tirania.

Jesus não mandava nos apóstolos, ele inspirava confiança a ponto dEle chamá-los e eles aceitar seguí-lo.
Ninguém segue alguém que não inspire confiança. Nunca se sabe onde vai chegar quando se caminha com um estranho.
Deus nos chamou para um altar que é lugar de sacrifício, todavia alguns líderes o transformaram num trono que é lugar de exaltação. O fruto dessa inversão de valores é que o líder deixa de servir e passa a querer ser servido.
Aí nascem os tiranos.
Uma liderança tirana quer receber e não dar. Quer ter a última palavra e não está pronto para ouvir. Impõe mas não inspira.

Paulo escrevendo a Timóteo pincelou sobre atitudes básicas na vida de um líder.
São apenas tópicos que ao serem observados na vida uma pessoa revelam que ali está um líder!

O Apóstolo Levi escreveu em seu Facebook: "Alguns pais e líderes na igreja confundem a verdadeira autoridade com o autoritarismo. A autêntica autoridade é reconhecida; toda autoridade imposta é na verdade autoritarismo sendo algo opressor. A verdadeira autoridade promove cobertura e segurança sempre, o autoritarismo gera medo e intimidação!!! (Dr. Levi M. Domingos, Th.D.)

Bom...
Esse tema é muito pano para muitas mangas...

Pena que consciência não gera mudança, a não ser que a #METANÓIA de Romanos 12 aconteça.

Por hoje #ficaadica

*Grifos do autor da postagem

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário