Vivendo na Babilônia e não sendo escravo dela...

(Trecho da mensagem: "3 Homens e 1 Segredo" ministrada no culto de Jovens do MPV -PR no dia 14/02/2009 pelo autor)


Daniel foi um cara que deixou uma hiper lição pra essa moçada.

O rei Nabucodonosor (quando criança eu pensava que o "donosor" era sobrenome, tipo, Nabuco do Nosor - pode rir, vai dizer que você nunca pensou que o nome da rainha que visitou Salomão era Sabá???)... prosseguindo... fez prisioneiros alguns de Jerusalém e os levou cativos à Babilônia. Entre eles, é claro, nossos irmãos, à saber: Ananias, Misael, Azarias e Daniel. Esses rapazes receberam cuidados especiais pois iriam compor a parte sabia da corte.

Logo de cara, receberam nomes babilônicos, sendo estes: Sadraque, Mesaque, Abdnego e Beltessazar. Recusaram o manjar do rei provando que ao cabo dos dias da dieta estavam mais fortes e doutos que os demais.

Resumindo... Daniel foi lançado na cova dos leões por adorar o seu Deus, e seus 3 amigos foram lançado no fogo por não se curvarem à estátua do cabuloso Nabucodonosor.

Quero extrair desse fato algumas lições e comentar algumas delas...

1) Ser jovem não foi desculpa para Daniel pecar - (Ah Deus, eu sou jovem, preciso curtir a vida e a carne é fraca...) - Vem cá! A carne é fraca... mas o pecado não é vitamina... E outra, quem te disse que jovem cristão não curte a vida???

2) Daniel tinha convicção no Deus que servia. Não o conhecia só de nome ou histórias - Quem é teu Deus???

3) Será mais fácil resistir a tentação se você estiver certo das suas convicções antes que a tentação chegue. Daniel e seus amigos decidiram ser fiéis a Deus antes de serem confrontados com as gentilezas do rei. - As vezes passamos por difuculdades por não termos estabelecidos nossos limites com antecedência. Antes que surjam tais situações determine quais são teus limites, compromissos e conviccções!

4) Daniel foi levado para servir no palácio como um sábio do rei. Ele rejeitou o manjar, mesmo estando na terra do rei e sob suas "leis". Antes de estar la, Daniel ja tinha estabelecido seu compromisso com com Deus. (AHHH EU FIZ PORQUE TODOS FAZEM...) - VOCÊ não é TODOS! Você é um ser único e não existe ninguem igual a você em todo o mundo... Você é exclusividade de Deus e Ele não quer de forma alguma que você se perca!

5) Teu compromisso tem pregado Cristo ou PREGAAAADO Cristo??? (Não é preciso entrar em detalhes com a "geração internet"...)

6) Se a única coisa que mudou na tua vida desde que você aceitou a Jesus, foi que agora aos sábados e domingos você vem pra igreja, VOCÊ NÃO ENTENDEU O EVANGELHO!

7) Alguem diz: SOU LIVREEEEE!!! LIBERTO POR CRISTO E NÃO DOU SATISFAÇÃO A RELIGIOSOS DA MINHA SOCIEDADE! - Concordo em ser livre... Mas você ja passou pela "rua de Romanos, nº 14????"

8) Daniel recebeu um nome babilônico, aprendeu da língua babilônica, conviveu com os babilônicos mas NÃO SE TRANSFORMOU NUM BABILÔNICO!!! - Como você tem se comportado na cultura a qual está inserido? Tem cobiçado os manjares do rei??? Como as pessoas reagem quando você fala que é Cristão??? SE ASSUSTAM??? RIEM DE VOCÊ???

Seja LIVRE, agora analise os seus conceitos de liberdade...

Não se esqueça... Você vive na Babilônia, mas não precisa ser escravo dela...


Em Cristo Jesus,

Um comentário:

  1. Bom irmão. Realmente é satisfação de minha parte saber que ainda existem jovens intelignetes e comprometidos com o evangelho. Estava procurando alguam coisa para saber a tradução correta dos nomes babilonicos dado a eles, mas li o seu texto e gostei muito . Graça e paz

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário